A primeira fase, teve início em meados da década de 90, a partir de uma viagem de treinamento, organizada pela FUNENSEG, com um estágio na Universidade de Princeton, New Jersey (EUA). O grupo era composto de 32 profissionais, dos quais, refletindo a situação do mercado de seguros, apenas quatro eram representantes do sexo feminino.

Por uma conseqüência natural, as mulheres aproximaram-se, e perceberam que, a exemplo dos homens, também tinham muito a trocar de experiência e oportunidades para crescimento profissional umas das outras. E tornando-se amigas, comprometeram-se em manter a amizade encontrando-se, pelo menos e religiosamente, uma vez a cada mês. Retornando o grupo ao Brasil, a promessa não somente foi cumprida, mas foi expandida para o que, na época, foi denominado de Clube do Tailleur. E o grupo, com este nome e objetivo, foi bastante atuante durante um período, não tendo expandido mais a sua atuação em função de vários fatores, entre eles o desligamento de umas das integrantes mais atuantes, que decidiu trocar o stress do mercado e das grandes cidades pela tranqüilidade das noites seresteiras de Conservatória (RJ).

A segunda fase teve início no final da década, quando um outro grupo, também percebendo os benefícios do “networking” entre profissionais, e tomando por modelo o grupo americano de mulheres profissionais de seguros (www.naiw.org), resolveu resgatar as integrantes do Clube do Tailleur. Para não passar uma imagem de seriedade, o grupo resolveu denominar-se “Clube das Luluzinhas Executivas de Seguros do Rio de Janeiro”.

Em 2004, o grupo ganha ainda mais visibilidade ao criar a homepage como uma canal direto com as suas associadas, além da coluna “Fala Mulher” e passa a denominar-se Clube das Luluzinhas Executivas de Seguros com abrangência nacional, abrindo seus eventos aos homens, visando maior inclusão e participação.

A terceira fase nasce do reconhecimento da atuação deste grupo que cresceu exponencialmente e consolidou-se como uma marca expressiva na luta pela conscientização da mulher e seu espaço no mercado do trabalho, proporcionando muitos eventos técnicos de seguros, de assuntos do cotidiano da mulher e seu protagonismo no mercado, de lazer e de networking.

Em 2018, como consequência da evolução, buscou a formalização para ampliar e expandir suas atividades, e no segundo semestre resolvem fundar a primeira associação das mulheres do mercado de seguros (AMMS) no Brasil.

E neste caminho da diversidade e inclusão, amplia sua atuação no sentido de equilibrar a cadeia nos cargos de liderança contribuindo para um mundo mais justo e harmonioso, diminuindo as diferenças de gênero no âmbito da ocupação dos cargos de comando das empresas buscando a equidade em favor das mulheres e toda a sua diversidade que nos dias de hoje ainda encontra-se em expressiva desigualdade.

A Sou Segura é constituída de representantes de todos os intervenientes do mercado, ou seja: segurados, seguradoras, resseguradoras, corretoras, prestadoras de serviços e demais instituições do mercado,

Dentre os principais desafios da Sou Segura, encontra-se a conscientização de todas as profissionais atuantes no mercado, de que a participação na Associação, não somente fortalece e cria novos laços de amizade, bem como é uma grande oportunidade para desenvolver o “networking”, mas principalmente , de capacitar-se cada vez mais, promovendo o seu próprio desenvolvimento profissional rumo ao empoderamento.

 



Vídeos em destaque!

Solange Guimarães, entrevista Priscila Costa Russo, coordenadora da equipe do programa de

Solange Guimarães, entrevista Priscila Costa Russo, coordenadora da equipe do programa de mentoria da Sou Segura. Veja no Youtube

Nossos Patrocinadores